Como está a sua próstata?

Entenda como essa glândula afeta a sua vida sexual, impacta na sua saúde e por que é importante consultar um urologista.
Image module

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula pequena, do tamanho e formato de uma noz, que pesa entre 10 e 20 gramas. É responsável pela produção de sêmen e está localizada próxima à bexiga, envolvendo o canal da uretra.

Quais são as doenças mais comuns da próstata?

Existem 3 doenças bastantes comuns de próstata e a maioria dos homens enfrentará uma delas durante a sua vida. A prostatite e a hiperplasia benigna são mais comuns e tem fácil tratamento. Já o câncer de próstata é a doença mais grave quando diagnosticada de forma tardia.

Hiperplasia benigna

Afeta 1 em cada 3 homens

A Hiperplasia Benigna da Próstata (ou próstata aumentada) é o inchaço da glândula prostática, causando dificuldades ao urinar ou uma micção intermitente, podendo prejudicar no funcionamento dos rins e surgimento de pedras na bexiga. Afeta 1 entre 2 homens.

Dentre os principais sintomas, destacam-se a vontade constante de urinar juntamente com o pouco volume de urina durante a micção, dando a sensação de bexiga sempre cheia. Pode causar incontinência e dor durante a micção.

A Hiperplasia Benigna da Próstata não tem uma causa específica, mas afeta cerca de 70% dos homens com mais de 70 anos, mas também pode se manifestar em homens abaixo dessa idade.

Alguns medicamentos utilizados no tratamento podem diminuir o desejo sexual e causar disfunção erétil.

O tratamento medicamentoso com a combinação de drogas é o mais comum, mas cirurgias pouco invasivas podem ser consideradas dependendo o caso.

O urologista consegue detectar através de exames, qual a gravidade da situação (se pode ser câncer de próstata) e o tratamento mais adequado.

Prostatite

Afeta 1 em cada 2 homens

A prostatite é uma doença inflamatória relativamente comum que pode atingir homens de todas as idades. Pode ser bacteriana ou não-bacteriana e propaga-se por contato sexual.

Podem ocorrer dores na região genital regular ou durante a micção e a ejaculação.

Também pode proporcionar micção frequente e incontinência urinária, além de, em alguns casos, ser acompanhada de febre.

A transmissão da Prostatite dá-se por via sexual, através de sexo vaginal, oral ou anal sem proteção. Ela incha a próstata, proporcionando desconforto e pressionando o canal da uretra.

Pode proporcionar desconforto ao ejacular e, quando o paciente sofrer de prostatite crônica, pode haver disfunção erétil.

A prostatite pode curar-se sozinha, mas geralmente prescreve-se antibióticos nos casos de prostatites bacterianas.

Existem muitos tipos de prostatite, das mais comuns às mais raras e severas que podem prejudicar muito a saúde do homem e sua atividade sexual. O urologista consegue indicar o melhor tratamento para cada caso e garantir a melhora da saúde do homem.

Cancêr de Próstata

Afeta 1 em cada 8 homens

O câncer de próstata é um tumor na glândula de mesmo nome, sendo a segunda causa de morte por câncer em homens e podendo evoluir de forma silenciosa.

O câncer de próstata pode ser assintomático, não gerando qualquer desconfiança no homem que o desenvolve. Fora isso, pode apresentar os mesmo sintomas da hiperplasia benigna (dificuldades ao urinar).

O surgimento do câncer de próstata tem a ver com os fatores de risco, como idade, histórico de câncer na família e hábitos alimentares. Se não diagnosticado e tratado, pode aumentar frequentemente, levando o paciente à morte.

O câncer em si não afeta a atividade sexual, mas os tratamentos podem influenciar na libido, na ereção ou na ejaculação (causando sua ausência). Isso, além do fator emocional envolvido na descoberta da doença.

Radioterapia, Braquiterapia, Prostatectomia (cirurgia) podem ser utilizados em conjunto para o tratamento da doença. Além do monitoramento médico constante para avaliação dos efeitos dos procedimentos.

O médico urologista tem um papel fundamental no diagnóstico precoce de câncer de próstata, para proporcionar sobrevida ao homem que o procura. Ele trabalha em conjunto com o oncologista para indicar as melhores práticas.

PSA e exame de toque:

Duas maneiras de detectar um possível câncer

Apesar de ainda haver tabu sobre o exame de toque, ele é a maneira mais confiável de detecção do aumento da próstata e do possível câncer. O Exame PSA, realizado através da coleta de sangue, também pode ser feito.

agendar exame

Ir regularmente ao urologista

A melhor maneira de se prevenir.

Com o passar da idade, o urologista vai virando o seu melhor amigo. Todo homem acima dos 50 anos precisa ir regularmente ao urologista para verificar a sua saúde. No caso de homens negros ou com histórico de doença prostática na família, essa idade cai para 45 anos.

Image module

Homem, cuide da sua saúde!

Os homens correspondem a 68% das mortes e muito disso deve-se a negligência em relação à própria saúde e aos tabus referentes ao exame de toque.

agendar consulta via WhatsApp