Cálculo renal

Início > Especialidades

O que é?

Cálculo renal, mais conhecido no meio médico como litíase renal, é a formação de pedras milimétricas dentro dos rins. A dor, no entanto, só é sentida quando o cálculo se movimenta no rim e cai no canal que conduz a urina à bexiga – o ureter. Quando isso acontece, o rim trabalha de forma disfuncional e incha, causando cólicas de dor intensa. Esses cálculos são formados por cristais de variadas substâncias que são retidas ao serem filtrados pelos rins.

Sintomas

O único indicativo de cálculo renal é através da cólica, considerada a 3ª pior dor. Caso contrário, o paciente pode conviver com cálculos sem sentí-los por vários anos. A dor renal é bem característica e irradia-se pela região lombar. O que a diferencia de uma dor muscular é que não há posição que alivie a dor. Nesse caso, o paciente deve ser encaminhado para um médico que administrará a medicação para alívio da dor e verificará a situação do cálculo através de exames não invasivos.

Tratamento

Na maioria dos casos, as pedras são expelidas naturalmente. No entanto, caso o cálculo não saia em determinado período de tempo, uma intervenção cirúrgica simples deve ser realizada para retirada do cálculo, preservando a função renal. Caso contrário, o paciente pode até mesmo perder o rim devido à obstrução.